Alto Araguaia assina pacto do Programa Ser Família que visa fortalecer políticas de proteção social

Por Lissa Izabely | Assecom AIA

O prefeito Gustavo Melo (PSB) assinou nesta quarta-feira (12), o pacto do município de prefeitura de Alto Araguaia (415km de Cuiabá) pelas famílias do Programa Ser Família. Instituído pelo Governo do Estado em janeiro deste ano, o programa prevê a transferência de renda às famílias com renda per capita de R$ 105,00 (cento e cinco reais) bem como o acompanhamento das mesmas através de trabalhos das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde.

Com a assinatura, 534 famílias serão atendidas nos serviços de proteção social. O número inclui parte dos beneficiários que já estavam inclusos no programa. Com base no Cadastro Único de Programas Sociais, a seleção das famílias é realizada exclusivamente pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC).

“É uma ação que vem de encontro com o nosso trabalho socioassistencial. Uma oportunidade para que as famílias coloquem mais alimento dentro de casa. Agradeço ao governador e primeira dama, e às Agentes Comunitárias de Saúde que ajudam na assistência dessas famílias”, complementa o prefeito Gustavo Melo.

A primeira dama do município, Priscila Dourado, também acompanhou a assinatura do pacto e disse que Alto Araguaia tem grande foco na proteção social e que será fortalecido. “O Estado está presente nos municípios e em parcerias vamos conseguir mudar a realidade de cada família que será contemplada. Agradeço ao Governador Mauro Mendes e a primeira-dama do Estado Virgínia Mendes por este olhar com os que mais precisam de apoio do poder público”, pontua.

Os valores a serem pagos às famílias pelo Programa SER Família variam de acordo com a especificidade. No Cartão SER Família, o benefício destinado às famílias em situação de extrema pobreza, para auxílio na compra específica de alimentos, é no valor de R$ 220,00.

As famílias beneficiadas devem ser inseridas de forma obrigatória nas ações socioassistenciais oferecidas através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Integrantes da família na faixa etária de 6 a 17 anos, devem estar matriculados na rede de ensino, com frequência regular mínima de 75%. Além disso, a carteira de vacinação das crianças menores de 10 anos também precisa estar atualizada e pelo menos um membro da família deverá participar de cursos e qualificações profissionais.